A DeBora Extreme Marvada Merlot Wood Aged surpreendeu mais uma vez no evento DUM DAY 8, realizado pela cervejaria curitibana DUM no mês passado. Ficou em primeiro lugar entre as 88 cervejas servidas no ranking do aplicativo Brewer Stage.

A Extreme é uma barleywine de 10,9% abv que está evoluindo a cada ano. Segundo Edigyl Pupo, cervejeiro da DeBora, o lote de produção utilizado este ano foi o mesmo servido no evento ano passado, porém o tempo de barril de carvalho francês foi maior. Este ano a cerveja repousou 1 ano na madeira que antes foi utilizada por vinícolas do Rio Grande do Sul para maturar vinhos da uva Merlot.

Para quem não conseguiu ir ao DUM DAY e provar a cerveja, há uma boa notícia. A cervejaria planeja uma versão em garrafa.

Estamos planejando o envase em garrafas, ainda sem data definida. Pois, após envasada, precisa ocorrer a refermentação na garrafa, por um período, até estabilização.

Edigyl aproveitou para trazer uma outra boa novidade. A cervejaria, que atualmente possui quase totalidade da produção realizada na Bodebrown, ganhará uma fábrica própria.

Estamos com a instalação da nova cervejaria da DeBora em Imbituva-PR (onde nasci e moro), na fazenda. Transformamos um antigo secador de erva-mate em cervejaria. Com espaço para receber os visitantes e dedicada basicamente à cervejas de guarda e leveduras selvagens. Tudo ainda em construção, mas logo estaremos prontos.

A DeBora é uma pioneira em cervejas artesanais no Brasil e Edigyl possui cerca de 30 anos com história com produção cervejeira. Além da Extreme e Poderosa IPA, a DeBora também produz os estilos Robust Porter, Belgian Dubbel, Amber Ale e estão disponíveis para compra na loja da Bodebrown em Curitiba e em lojas online.